crise-1
Viver durante a crise, mas não a crise
23 de maio de 2016
Hello world!
7 de junho de 2016

A importância da definição de metas

Image of businesswoman standing on graph. Income and profit

Muitos confundem esforço com resultado ao analisar a entrega da sua equipe para com os objetivos da empresa, dos jobs ou das suas principais tarefas. As metas estão voltadas para atividade intermediaria ou para o resultado final? É muito difícil fazer essa análise. O planejamento estratégico não pode ser uma lista de tarefas. Precisamos criar um plano de metas que defina os rumos da empresa, da campanha, e qualquer outra atividade que resulte na entrega final com excelência aos clientes.

O primeiro passo para saber se você esta no rumo certo, é saber identificar o tipo de atividade exigida da equipe. Para isso podemos usar a analogia do hamster – Um hamster fica em sua gaiola correndo dentro daquela pequena roda o tempo todo sem sair do lugar. O mesmo que colocar um coelho andando em círculos nas corridas de cachorro sem nunca alcançar o mesmo. O esforço e o trabalho existem e são grandes, mas tem a sensação de nunca sair do lugar?

Para evitar isso, a ideia é saber trabalhar e definir metas. As metas devem focar em resultados, objetivos claros e que tragam sucesso para a engrenagem. Para isso, a cultura da empresa tem que estar focada no resultado final e não nas tarefas do dia a dia. O foco deve estar voltado para o sucesso.

Se estamos realizando nossas tarefas, mas o resultado final não melhorou, então não estamos tendo sucesso. Sucesso significa atingir nossos objetivos, clientes satisfeitos, projeto entregue antes do prazo, vendas aumentam, custos são reduzidos, depende da área de cada um. Entregar dentro do escopo e do combinado não é sucesso. É obrigação.

Uma forma de atingir esse resultado é usando o OKR – metodologia adotada por diversas empresas como Google e grande parte das que hoje se encontram no Vale do Silício. Nada mais é que:

– Objetivo (Descrição motivadora e memorável do que você deseja atingir).

– Key Results (Um conjunto de 3 a 5 métricas que indicam que você está avançando em relação ao seu objetivo, com seus respectivos targets).

Como fazer isto na prática:

– Avalie as metas que você definiu.

– Se você tem uma tarefa, pense no motivo pelo qual você a está fazendo. Este é seu objetivo.

– Pense no que aconteceria de bom se a tarefa fosse bem feita, estes são seus Key Results (ou medidas e targets).